Comidas

O verdadeiro molho bolonhesa

Eu adoro morar na Alemanha mas confesso que, como toda gorda exilada, morro de saudade dos pratos e delícias da minha terrinha, no momento conhecida como Hellcife devido ao calor que está fazendo por lá.

Sim, residir na Alemanha me traz uma lista imensa de benefícios, mas às vezes acordo com uma vontade louca de comer pãozinho francês quentinho com queijo de manteiga e fico muito arretada porque os alemães sempre me enrolam com produtos que são gato por lebre e eu, desesperada, acabo comprando o queijo de manteiga „alemão“ que não chega nem aos dedinhos do pé do queijo de manteiga feito em Cumaru (terra dos meus avós, tios, primos, nem queira saber onde fica isso, é o * do mundo mesmo).

Pra completar o aperreio, eu tenho um monte de amigo da onça, filhos da mãe mesmo, sabe? Aqueles que são tããão ruins, que vc entende o motivo de não ter inimigos: ter inimigos, com os amigos que eu tenho, seria uma tamanha redundância ou desperdício de recursos… eles ficam postando fotos de arrumadinho pra cá, charque pra lá, tapioca, feijoada, picadinho, (essa vai especialmente para a minha inimiga mortal nr. 1, a senhora Alessandro do Pimentas, aquela biscatchi!). Minha irmã tb não é uma ajuda grande, já que ela sempre relata com detalhes o que mainha fez para o almoço. Tortuuuura!

Maaaaaaaaaaaas o dia da vingança chegou! Hoje vai ter lasanha aqui em casa (gordinha que é gordinha faz lasanha no meio da semana…). Só que eu me utilizo dos citados benefícios de se morar por aqui e ter a sorte de ser vizinha de tantos italianos e tb trabalhar com eles (mais conhecidos como os baixinhos, carecas, de sangue quente que fazem barulho o dia todo – um abraço especial para o amigo Massimo que vai ficar p… da vida ao ler isso) para apresentar para vocês a receita original do molho a bolonhesa. Não, pirua, não é aquela receita que leva molho pronto não! Nem é aquela que mistura tudo ao mesmo tempo de uma vez só. É a original que o amigo Massimo jurou de pé junto que é até registrada e tudo na Itália (italiano tb é um tico exagerado, por isso perdoem o cabra caso ele tenha aumentado os fatos).

Como o molho bolonhesa está presente em vários pratos típicos, Massimo contou que faz um monte ao mesmo tempo e congela em porções, assim, quando ele precisa fazer algo, não precisa esquentar o bucho no fogão durante 2 horas! (Esse é o tempo mínimo para que o molho fique no ponto!).

Hoje não vou chorar no cantinho lamentando o fato de não ter uma tapioca recheada com queijo coalho e manteiga e vou me esbaldar!!!

Bora s’imbora comigo?

Ingredientes (para 6 pessoas famintas!):

Ingredientes
900g de carne de boi moída
350g de pancetta (bacon)
150g de cenoura
150g de aipo
150g de cebola
15 colheres de sopa de molho puro de tomate (polpa de tomate de preferência com tomates italianos)
2 copos de vinho branco
600ml de leite integral
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Coloque o bacon picado em uma panela, deixando cozinhar na própria gordura.

Pique a cenoura, o aipo e a cebola e junte com a pancetta, refogando lentamente.

Acrescente a carne e mexa até começar a fritar.

Junte o vinho e o tomate, deixando cozinhar durante duas horas. Depois de meia hora, acrescente, aos poucos, o leite, o sal e a pimenta.

Aqui vai umas fotos toscas do processo:

Você vai precisar de tudo isso aí ó:

Fotor0207115730

Fotor0207120816

Fotor0207121357

Fotor0207122319

Explicando um pouco os ingredientes… o aipo é o coringa do molho, porque dá um toque verde característico. Aqui eu não achei aipo no mercado, então comprei a raiz de aipo que é essa coisa branca, estranha na lado esquerdo da primeira foto.

A cenoura serve para dar um sabor levemente adocicado no molho e diminuir a acidez do vinho. Use de preferência um vinho bom (vinho bom nem sempre é sinônimo de vinho caro! Esse da foto é excelente e me custou apenas 4 euros ou 12 reais).

Aqui na Alemanha é inverno, por isso não consigo encontrar tomates italianos frescos para fazer o molho. Polpa de tomate italiano é uma ótima alternativa, porque os tomates são processados no melhor período de colheita: parece que vc acabou de fazer o molho em casa!

Não use nenhum tipo de óleo, manteiga, para assar os ingredientes!!! Acredite em mim, o bacon e a carne moída já fornecem gordura suficiente para o preparo!

Bom apetite (Guten Appetit!) gente! Não vão comer tudo sozinhos, ok? Uma xícara do molho contém por volta de 280 calorias!

Beijos congelados, porém felizes, da Alemanha,

Nanda

Standard

Schreibe einen Kommentar

